terça-feira, 4 de novembro de 2025
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Mulheres vítimas de violência têm novo canal de atendimento durante a COP30 em Belém em quatro línguas

Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher, é uma política pública do governo do Brasil gratuita que já está funcionando 24 horas por dia, todos os dias

O governo do Brasil, por meio do Ministério das Mulheres (MMulheres), disponibilizou um canal exclusivo, na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, voltado para atendimento de vítimas de violência durante a COP30, em Belém (PA). O serviço, que funciona 24 horas por dia, pode ser acessado em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O novo protocolo, fruto de uma parceria entre MMulheres e o governo do Pará, permite que as Secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do estado e o Ministério Público atuem de forma integrada, dando celeridade às denúncias das vítimas.

“As denúncias registradas serão encaminhadas para a Secretaria de Segurança Pública, que é o órgão responsável pela apuração, e, concomitantemente, para a Secretaria da Mulher, que realiza o acolhimento e oferece serviços da rede, incluindo o atendimento psicológico às vítimas. O Ministério Público, como órgão de controle, fará o monitoramento do fluxo para garantir que as mulheres tenham suas demandas solucionadas”, detalhou a coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, Ellen dos Santos Costa.

O atendimento específico será disponibilizado até o dia 30 de novembro, na capital paraense. As chamadas são gratuitas e sigilosas e podem ser feitas por telefone, pelo Ligue 180, por WhatsApp — pelo número (61) 9610-0180 — ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br. As denúncias podem ser realizadas pela própria vítima ou por terceiros.

Por meio deste atendimento, as mulheres poderão registrar casos de violência, obter orientação sobre leis e buscar informações sobre serviços especializados, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres.

Ligue 180

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas. Em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada, por meio do telefone 190.

Entre janeiro e setembro de 2025, foram realizados 647 mil atendimentos por telefone, 22.573 por WhatsApp, 116.565 por email, além de 18 videochamadas no Ligue 180.

No período, o serviço registrou 113.048 denúncias de violência contra mulheres. Em 65% dos casos, a denúncia foi feita pela própria vítima, sendo 23% das denúncias feitas de forma anônima e 11% feitas por terceiros.

O Ministério das Mulheres promove ações de capacitação das equipes do Ligue 180, com o objetivo de fortalecer a escuta qualificada das atendentes, garantindo que elas reconheçam os marcadores de raça, gênero e território no acolhimento de mulheres em situação de violência e reforçando o compromisso do governo do Brasil com um atendimento cada vez mais humanizado e sensível às múltiplas vulnerabilidades vivenciadas por essas mulheres.

Serviço

Veja como acessar o canal de atendimento exclusivo para mulheres vítimas de violência disponível em quatro línguas durante a COP30, em Belém:

  • Telefone: ligue 180 e digite 0
  • WhatsApp: (61) 99610-0180
  • E-mail: central180@mulheres.gov.br
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